terça-feira, 6 de maio de 2008

GAUDí, O REI

Tá, eu confesso. Minha cultura geral não atinge todas as artes e eu não sabia lá muita coisa sobre o Gaudí. Muito menos que as construções mais legais de Barcelona foram criadas por ele e que ele é o rei da cidade. Quase tudo aqui remete a Gaudí – o resto, ao "Barça", o time de futebol. Em cada esquina, alguém desfila com a camiseta listrada do Ronaldinho.

Achei Gaudí o máximo. Louco e genial.
E virei fã do Barcelona porque essa coisa contagia…

A igreja e as casas-esqueleto
Começamos a ver o Gaudí pela Sagrada Família, pra cair o queixo de cara. É absolutamente inacreditável. E aquela gente trabalhando parece A História Sem Fim. Alguma hora aquilo vai ficar pronto ainda nesta vida? Yo no se.

Fiquei lá parada por alguns instantes, olhando pra cima, e tentando imaginar como o cara criou uma coisa daquelas e como eles começaram a levantar aquilo. Se hoje, em 2008, eles usam uma parafernalha desgraçada pra tirar o projeto do papel, como eles conseguiam construir aquelas coisas antes? Daquela altura? Com aqueles detalhes? Sabe Deus! Deslumbrante.

Mas aí, depois, fomos ver a Casa Batló e, vou dizer, achei imbatível. Cada imagem, cada coisa maravilhosa, cada vista surpreendente. Eu amei. Parecia uma criança em cada sala que entrava, boquiaberta, chocada de alegria, me divertindo muito. E fui ouvindo o guia, que vai explicando cada inspiração da natureza para cada lugar e cada pedacinho da casa. O corredor de esqueleto de animal é genial. E as ondas, o fundo do mar, o lagarto. Tudo de gênio. Ge-ni-al.

Terminamos a overdose de Gaudí na Casa Milá, a Pedreira (não fomos ao Parc Guel, infelizmente). Também é demais. E aquele terraço maluco?! É absurdo de único. Não sei se achei muito bonito, acho que não, mas é uma coisa bárbara. Não acho o que quero dizer. Tem que ver. Mas o mais legal na Pedreira foi ver montado um apartamento da época. Era tudo tão legal! Será que eles, que moravam daquele jeito, sabiam como era legal? Que TV de plasma, que nada. O legal era ter ferro de passar de ferro mesmo e pena para escrever. Pra que computador, meu Deus? Comprei um bico de pena simplesmente de arrasar. Estou passada de felicidade (Tha, me amarrota que eu tô passada!). Eu me alegro muito com pouca coisa e isso é bom demais. Meu bico-de-pena-é-tudo-de-bom. Deviam inventar um computador onde a gente escrevesse com bico de pena. Magnífico.

Ah, Barcelona me encheu de adjetivos.

As Ramblas, sinceramente, eu não entendi muito qual a Gracia. Hahaha. Sou øtima de trocadilhos. O Paseo de Gracia é bonito e gostoso, principalmente pra quem tem dinheiro sobrando e pode gastar naquelas lojas revoltantemente caras. Um belo insulto.
.

Nenhum comentário: