terça-feira, 17 de junho de 2008

A ÁUSTRIA, A MÚSICA, O FUTEBOL

Estou em Salzburgo. A cidade é linda. Fui a um jantar com concerto de câmara de µozart. Poderia contar mil detalhes sobre como fui bem tratada quando mostrei minha carteira de jornalista ou sobre os japoneses e o russo que sentaram na minha mesa, mas depois. Primeiro preciso falar de novo do futebol.

Gente, essa EuroCopa é surreal. Hoje, em plena terça-feira, às onze horas da noite, duas praças com telões gigantes nesta micro-cidade austríaca estavam lotadas de gente assistindo aos jogos. E, veja, a Áustria nem estava jogando! Era Holanda contra sei-lá-quem e França contra Romênia. E aí, pior, no meio das pessoas não tinha só gente desses quatro países, tinha italianos e espanhóis aos montes, todos devidamente vestidos com as cores do time e enrolados em bandeiras, as caras pintadas, coisas, torcidas... falta-de-afazares. Mesmo sem ser o jogo deles, todos lá, no meio da semana. Ah, e tudo era transmitido da praça ao vivo pela tv, com um apresentador e tudo. Ele não cansou de falar do orgulho de Salzburgo por sediar jogos da EuroCopa.

Pois é, amanhã tem jogo aqui. Espanha contra Grécia. Então tem duzentos mil grupos de espanhóis e de gregos pela cidade, digo, a micro-cidade. Isto significa que eles estão na minha janela. Quase. E o time de futebol da Espanha está hospedado no hotel aqui ao lado... com fãs, repórteres, polícias, todo mundo fazendo plantão aqui na frente. E eu que pensei que vinha para uma cidadezinha tranqüila, ouvir música tranqüila. Tá. Dó, um dia, um lindo dia.

MOZART, CROCODILO, CAMALEÃO
Ai, foi engraçado. Li em algum lugar que tinha um jantar-concerto de Mozart no restaurante St. Peters. Dado que não havia nada mais a se fazer nesta noite a não ser assistir ao futebol na praça ou em algum bar, lá fui eu dar uma olhadinha no St. Peters. Bonito. Mas a coisa era cara. Pensei com meus bolsos se queria gastar tanto com um jantar e música de câmara de Mozart. Sim. Mas, muito esperta, lembrei de perguntar se jornalista tinha algum desconto especial. Bendita hora que fiz esse press card! Eles passaram a me tratar como se eu fosse a Angelina Jolie. Juro. Paguei metade, ganhei um cd, o melhor lugar, e muitos sorrisos. Só na Europa mesmo. Eles me perguntaram se eu ia escrever alguma coisa em algum lugar. Claaaaaaro, eu disse. Vou escrever no principal guia do Brasil. Ai, Deus me perdoa porque eu tinha que manter a pose.

Bom, na mesa em que o gentil hostess me colocou, a primeirona, três japas e um russo. Um dos japoneses, um menino, mora em Viena porque canta ópera e veio procurar trabalho na Alemanha. Ele canta Mozart num coral lá em Viena. Os outros dois japs, um casal mais velho e super sorridente, que eu pensei que eram os pais do menino. Quando eu disse "your parents" o casal ficou rindo uma semana com a mãozinha na frente da boca, sabe?! Muito fofos. E o russo, bom, não sei nada dele porque em inglês ele só soube me falar BRASIL - FUTBOL!

Claro que eu puxei papo com todos e a nossa conversa foi hilária. Até que os japas se viravam, mas naquele inglês vély béd. E o russo mexia as mãos, haha, procurando as palavras - que ele não achou nunca, tadinho. Mas tiramos até fotos juntos pra ele levar pra Rússia. E no fim ele conseguiu dizer Welcome to Russia! Falei que eu ia! Duvido que ele entendeu.

O casal de japas adorou que eu falei minhas-mega-três-frases em japonês. Watachiuá Juriana Dês. Dôitáchmáchtê, dosoiorochkô, onegaishmás. Ai, como eles sorriram! E me contaram que já foram ao Brasil fazer um tour na Amazônia e no Rio. Na Amazônia adoraram porque viram crocodilo e camaleão! Imagina! Duvido que você já foi pra Amazônia e viu um camaleão. Pois o senhor japa viu. E o irmão da mulher trabalha no alto escalão da Nikon - porque quando tirei minha máquina eles só faltaram comemorar e disseram que her brother que fez. Eu respondi: so I gave a looooot of money to him. Eles riram de novo com a mãozinha na frente da boca. Ai, dá vontade de apertar as bochechas deles!! E o japa só não se conforma porque viu crocodilo e camaleão mas não conseguiu ir a um jogo de futebol no Brasil! Ficou arrasado e vibra quando diz que um dia ainda vai. Se ele soubesse que corre risco de morrer no estádio... Mas nem contei. Deixa ele ser feliz.

E foi isso. A música foi bonita, a comida foi ótima e eu fiquei feliz por ouvir Mozart em Salzburgo. Pelo menos isso. Amanhã já vou embora e não vai dar pra fazer muito mais. Mas Viena me aguarda. Espero que com orquestras e óperas.
.

Nenhum comentário: