domingo, 29 de junho de 2008

O QUASE-ASSALTO CIGANO

Era minha última hora em Praga. Eu quis me despedir da praça e do relógio. Cheguei lá dez pras quatro, pra ver os bonequinhos se mexerem às quatro. Pra quem não sabe, tem um relógio famoso em Praga, nessa praça da Old Town, que faz seu showzinho de um minuto a cada hora cheia. Abrem-se umas portinhas, bonequinhos dos apóstolos aparecem, a caveirinha toca o sino e tem mais umas gentes que se mexem lá em cima. Confesso que eu não vi exatamente tudo que os bonecos do relógio fazem porque, hoje, que eu ia ver, uma cigana miserável tomou a minha atenção bem na hora. Ela tentou me roubar no meio da multidão.

Todo mundo em Praga avisa pra gente tomar cuidado com os batedores de carteira, que são esses gipsys que se espalharam pela cidade. Principalmente em lugares de grande aglomeração de gente. Eu lembrei de tomar cuidado na Ponte Carlos, mas, hoje, no relógio, nem me passou pela cabeça. Eu tava tão distraída pensando que ia embora, aproveitando os últimos minutos, que nem me dei conta de que estava no meio da maior de todas as aglomerações.

Então bateu quatro horas, o sino começou a tocar, os bonequinhos foram aparecendo, a caveirinha se requebrando, e eu lá no meio, olhando pra cima. E aí sinto alguém esbarrando demais em mim. Numa fração de segundos olho pra minha cintura e vejo a mão desta senhora quase pegando tirando minha carteira do meu bolso lateral. Segurei a mão dela na hora e comecei a gritar com ela em inglês. Ela não entendia nada, e sorria nervosamente tentando disfaçar, e apontava o relógio, e mexia a cabeça, como se quisesse me convencer de que não estava fazendo nada, só vendo o relógio dançar. Mas tão cara-de-pau!! E eu falando em inglês que ela estava tentando me roubar e que eu ia chamar a polícia. Desgraçada, ficava sorrindo e apontando pra cima. Eu já ia segurar a vecchia ladrona quando ela foi se metendo no meio da multidão. Ai, que ódio. E nem vi mais o showzinho relógio.

Conclusão: em Praga não dá pra dar bobeira. E as ladras são bem caras-de-pau! A mulher disfarçando, juro, não dava pra acreditar! Mas, preciso dizer, apesar do momento tenso, eu tive muita vontade de rir porque a cigana era a cara da Dercy Golçalves!
.

Nenhum comentário: