sexta-feira, 27 de junho de 2008

MENINO JESUS DE PRAGA


Hoje foi um dos dias mais felizes da minha vida. Fui ver o Menino Jesus de Praga. DIA 27. Esperei hoje, de propósito. Um mês antes do meu aniversário. Foi uma emoção diferente de todas que eu já havia sentido na vida. Não adianta me perguntar por quê, eu não sei. Mas foi. Eu senti.

Sentei ali e chorei, chorei, chorei, por horas. sem nem saber por quê. Uma emoção indescritível. Eu tentava ficar quietinha pra ninguém mexer comigo, mas não adiantava, várias boas almas vieram perguntar se eu estava bem. Eu estava. Acho.

Até minha tia Odila apareceu lá. Ela me colocou a mão no ombro e disse assim: everything is gonna be alright. Não sei como ela aprendeu a falar inglês! No céu não deve ter muito o que fazer então eles aprendem rápido. Acredite. Acredito. Era ela.

E eu consegui chegar exatamente na hora em que estavam celebrando uma pequena missa de crianças. E elas cantavam. Foi uma coisa. O menino Jesus de Praga, as crianças, minha tia adorada e eu. Obrigada.

DEUS NOS DETALHES
Eu quase desisti de tirar fotos aqui em Praga. Porque tudo é lindo. Todas as ruas, todas as cosntruções, todas a pontes, todas as vistas, todos os telhados, todas as portas e janelas. Tudo é lindo. Por favor, visite este lugar antes de morrer. E fique pelo menos uma semana. Pelo menos. E venha em Maio porque agora em Junho já acabou a temporada de concertos e é uma pena. Claro que os teatros - divadlos - também são todos lindos.

Em cada esquina tem um detalhe. Em cada casa tem uma história. A cada oito passos, a cada olhar novo para cima, para baixo, para a frente, para trás... a cada piscada há um detalhe novo. Muitas das histórias não são bonitas. Muita gente foi morta, muitos nobres foram cruéis, invejosos e assassinos. Mas o que que EU vou fazer? É tudo lindo, apesar das mortes, das invasões, das guerras. Tem um santo que virou santo depois de ter sido enforcado porque não quis contar ao rei os segredos da rainha. Ele era o confessor do casal real. O rei ordenou que ele lhe revelasse as confissões da rainha. Ele não revelou. Morreu. Muita gente diz que é lenda. Que, na verdade, ele foi enforcado por questões políticas. Mas eu quero ficar com a história da confissão.

ALMA GÓTICA
E a igreja do castelo simplesmente não existe. A igreja de São Vito. E eu não tenho mais a menor dúvida: Gótico é meu estilo favorito. Eu já sabia. Mas Viena, Budapeste e Praga me deram essa certeza absoluta. Cada vez que entro naqueles arcos góticos, a minha vida se ilumina. Sem falar nos vitrais e nas esculturas. Não dá. É bonito demais.

MALA STRANA
Meu lugar favorito. De um lado da Ponte Carlos, Cidade Velha, do outro Mala Strana. Demoro uma hora e meia pra andar um quarteirão porque cada fachada é como uma obra de arte e eu me perco apreciando. Aliás, eu me perco bastante porque é tudo cheio de ruazinhas e curvas e becos e eu vou andando e esqueço de olhar o mapa. Mas como é bom se perder em Praga!

Não entrei em nenhum museu. Nem vou entrar. Quero a cidade. Esta cidade que desejei tanto durante tantos anos e que agora é minha. Às vezes eu me sento e fico lá, esperando as turmas que vêm, e vão, e passam, e enfim me deixam a sós com a minha cidade. Com aquele pedaço, po alguns momentos. Adorando.

Isto, aliás, foi outra coisa bem importante que descobri durante esta viagem. Não adianta ir passando nos lugares com esse bando de gente junto. Você tem que ficar ali e esperar um pouco. Porque sempre vêm os momentos de intervalo entre um bando e outro e, aí sim, você entra em comunhão com o lugar. √ocê tem seus cinco ou dez minutos de profunda conexão com o lugar. Com o passado e com o futuro. Um presente.

AIDA
Assisti a Aida no Teatro Nacional de Praga.
Que mais eu vou dizer?
Minha ópera favorita na minha cidade favorita.

OS MEUS PARALELEPÍPEDOS AMARELOS
Andar por Praga é o paraíso. Poucas vezes na vida me senti tão feliz. É ainda mais bonito do que nos meus mais perfeitos sonhos sobre esse lugar. Caminho nas nuvens todos os dias. Dias de sol e eu no céu. I'm definaly defying gravity.


.

Nenhum comentário: