sábado, 12 de julho de 2008

TOSCAS?

Fomos à opera em Verona.
Verona, de Romeo e Giulietta.
Apaixonante.

Mas aí tem lá a Casa da Giulietta. Fica lotada de turistas visitando, tirando fotos, comprando coisinhas. Tem a sacada e tudo. E uma estátua que diz que é da Capuleto e as pessoas tiram foto com a mão no peito dela (no peito mesmo, na mama, não no coração)! Hein?? Cosa????

E então eu me pergunto - e te pergunto - essa gente desavisada não sabe que a moça é obra de ficção? Que ela nunca existiu portanto não pode ter tido uma casa nem em Verona nem em lugar nenhum? Ou as pessoas sabem mas vão lá mesmo assim? Se a resposta for a segunda opção, ok, não me incomoda, é bonito até. E, afinal, a gente vai à Disney, aos estúdios da Universal... tira foto com o homem-aranha e com o Shrek, ok. Mas se a resposta for: não, eles não se dão conta e acham que a Giulietta morou mesmo ali... aí, Ah, meu Deus perdoai-lhes, eles não sabem o que fazem... e dão dinheiro à toa pros safados que inventaram tudo aquilo. Tsc.

A ópera: La Tosca, na arena de Verona. Uma arena romana inacreditável. É tipo show de rock, jogo de futebol... mas com charme europeu, romano, qualcosa cosi. Primeiro, segundo, terceiro sinal. Todos batidos naquele pratão chinês. Lindo e aplaudido com urros e bravos.

Esqueço um pouco de tudo enquanto eles cantam, enquanto o dia vai indo embora e uma lua extraordinária vem surgindo no céu. O céu, o palco, a música, a platéia. Apaixonante.

ARMY
Entre as pessoas que estão comigo na ópera, Einat. Ela tem 22 anos e passou os últimos três no exército. Nasceu em Israel e lá é obrigatório servir aos 18. Homens e mulheres. Por alguma razão que eu não entendi, ela fez o treinamento básico no primeiro ano e depois teve de ficar mais dois. Acho que foi ela que escolheu a força aérea e então durante esses anos a mais se tornou instrutora de pára-quedas nos aviões de guerra. Ela veio sentada ao meu lado nas três horas de ida e mais três de volta de Verona. E me disse que, pela primeira vez na vida, descansa. De fato ela dormiu um bocado. Dormiu na ida e na volta. Mas, cá entre nós, tem todo o direito. Sente: aos cinco anos começou a treinar para ser atleta - e foi campeã de triatlo de todas as categorias até os 18, quando virou soldado do exército israelense. Não se lembra da vida sem treinar alguma coisa ou sem seguir disciplinas rígidas. É perfeccionista e exigente consigo mesma, a ponto de ter ficado muito, mas muito mal porque se atrasou um pouquinho no almoço e deixou todo mundo esperando no ônibus uns CINCO minutos. Ainda bem que me disse que está descansando. Mas, enfim, o caso é que essa menina de 22 anos ão teve (sossego) infância nem adolescência. O que será que a espera?

PARTY
Também entre nós, elas: as duas são de New York, Liz e Taylor. Isso mesmo. Liz, Taylor. Liz tem 19, Taylor vai fazer 21. Liz é morena, Taylor é loira. Se conheceram em Firenze há duas semanas mas já se dizem blood sisters. Falam pelos cotovelos, alto e sempre. Mas, apesar de tudo isso, são simpáticas e queridas - depois que você conhece melhor, porque antes eu queria matar as duas. Taylor é uma típica americana, pele branquíssima, cabelos amarelos-quase-brancos e olhos muito azuis contornados com lápis pretos. Liz é de uma beleza doce, parece a Julia Roberts, tem um pai mexicano, um piercingzinho no nariz (!) e estuda psicologia (!!). Elas poderiam protagonizar juntas uma dúzia de espetáculos da Broadway como Aída, Wicked ou West Side Story ou Chigado. Perfect phisique-de-role (?). Mas de perfeccionistas não me pareceram ter nada. E nenhuma das duas esteve no exército. Pelo contrário: têm uma vida bem adolescente e americana, cheia de friends, beers, boys and parties. O que as espera eu também não sei, mas eu espero que elas sejam felizes. I hope they're happy. E que também resolvam descansar um pouco.
.

3 comentários:

Unknown disse...

Só posso dizer puta merda !!! Aí, Aí...

Anônimo disse...

Querida,
mas a Julieta pode ter existido oras. Você estava lá, pra saber que não?

Anônimo disse...

Ju, querida amiga, hoje especialmente sentirei mais a sua falta que todos os outros dias ... hoje é meu aniversário!!! Quando voltar faremos um bolinho combinado??? Um beijo Marcela