quinta-feira, 10 de julho de 2008

COMER, BEBER, VIVER

A culinária da Toscana é bem interessante. A comida é colorida, saborosa e criativa. Os vinhos Chianti Classico são bem bons e os óleos têm um monte de sabores.

Mas, de tudo que tenho nas aulas di cucina e vino - afora os odores, os pensamentos e as sensações - o melhor são as pessoas. E as palavras. Definitivamente é durante as minhas tardes que mais aprendo do italiano e da vida.

Durante a manhã tenho as aulas tradicionais: Professora, gramática, conversação, música, texto. Passado acho dificílimo. Preposição também. Mas, va bene, andiamo. No entanto é quando chega a tarde que a língua (literal e metaforicamente) tem mais graça. Primeiro, pelo caminho, com as pessoas falando na rua e os vendedores com quem puxo conversa. Depois quando chego na escola de culinária ou na degustação de vinho. Tive a sorte de só me deparar com gente legal e que sabe muito do que faz. E que nos ensina com prazer, o mesmo prazer de comer, de beber, de viver.










Aprendo a fazer salsas, pomodoros, massas, pastas picantes, cremas, tortas, zucchinis, gnochis, dolces, risotos, carni. Aprendo a provar vini e por que eles podem ser tão diferentes mesmo vindo da mesma região e usando a mesma uva. Mas aprendo, acima de tudo, a falar italiano, a conviver em harmonia e a respeitar as diferenças.

Diferentes culturas cozinham juntas e comem juntas durante as tardes de gastronomia toscana. São muitas cores e muitos costumes. Muitos cheiros e muitas lembranças. As comidas trazem à tona histórias e desejos que, compartilhados, transformam a cozinha em romance, em livro giallo, em epopéia, em filme de amor. O paladar de cada um pode ser também diferente, mas o prazer de ver, de observar, de apreciar o belo não é. E, de repente, a magia: estão todos envolvidos por um tinto delicioso, enfeitiçados por uma panela no fogo ou deslumbrados por uma sobremesa recém-saída do freezer ou do forno.

Não, não é um bando de gente na cozinha. Somos irmãos ajudando a mamma a fazer o almoço de domingo.

Ah, que prazer!

Bó!

(interjeição fiorentina que colou na minha alma e que sai da minha boca 77 vezes por dia, principalmente durante as aulas de cucina e vino, que me transbordam, e depois de provar cada taça, cada prato. mil vezes Bah! Mamma mia!)

FOTOS DAS AULAS DI CUCINA
.

Um comentário:

Unknown disse...

Super! Ju, vc leu "comer,rezar,amar" da Elizabeth Gilbert? Senão leia, é tudo de bom. Prima parte Roma! a comida, as pessoas, os sons...