sábado, 9 de agosto de 2008

NINGUÉM TÁ NEM AÍ

Firenze é caótica. Acho que a Itália toda é. É tudo bagunçado, meio sujo, meio avacalhado, meio de qualquer jeito. Juro. Ninguém tá nem aí com nada. Eles só querem tirar férias e andar al mare. Um calor desgraçado, uma suadeira, ninguém tem ar condicionado, quase nenhum restaurante tem gelo pra te pôr no copo, e só às vezes tem ventilador. Mas os italianos não tão nem aí.

No começo eu não podia acreditar e não entrava de jeito nenhum nessa onda de zona total. Ficava fazendo tudo certinho. Tomava cuidado, enxugava o suor do rosto, tudo eu perguntava se podia, dava passagem pras pessoas na calçada apertada e mais um monte de coisas que agora não lembro. Mas eu era certinha, principalmente, dirigindo a minha bici: contra-mão jamais! Imediatamente pro meio-fio se vinha carro. Mil vezes com licença e obrigada no meio dos pedestres. Conduzia com calma, classe, sorrisos e direção segura. Quê? Eu vivia levando grito na cara, xingamento, vai! vai! - até empurrão levei. Basta! Hoje em dia entrei no caos e sou feliz.

Vou de bici a milhão, entro em qualquer rua, vivo na contra-mão, vou tocando - ainda delicadamente - a buzina/campainha (do século passado) enquanto passo no meio dos pedonalles, grito SCUZI! se tem alguém na frente, nem ligo se tem carro atrás querendo passar... E ELES NÃO ESTÃO NEM AÍ! Juro. Ninguém nem me nota desde que eu entrei na bagunça e virei parte dela. Ninguém está nem aí. NEM EU!! É vero que quase morro atropelada todos os dias... mas é só impressão. E nem me abala mais, nem me assusta, muito menos me ferma! Nunca vou ser atropelada de fato. Porque a bagunça já está estabilizada e é isso, sou parte dela. Vamo que vamo! (mas continuo sorrindo, e eles não entendem por quê!)

QUE DELÍCIA NÃO SER TURISTA
Andar de bici aqui é a maior aventura! E eu me sinto o máximo passando no meio dos turistas com a maior pose de "eu moro aqui e vocês não, rá, rá, rá". Afinal "EU NÃO SOU MAIS TURISTA COMO VOCÊS, seus chatos que ficam lotando tudo e enchendo a paciência"!

Eu não sou turista, que delícia! Sou parte da cidade, sou parte do caos... Pego a bike e vou indo. Sou italiana, fiorentina, avacalhada mesmo. E não tô nem aí!

Minha bicicleta é mais velha do que o David, mas é ótima!! É tudo ótimo! Fora os dois pneus que estavam podres e que eu tive que trocar - o que dobrou a bagatela de 50 euros que paguei inicialmente. O barato sai caro na Europa também. Não se iluda. Se for comprar uma bici, compre uma nova. Pelo menos não vai quebrar e depois você pode vender até pra mesma loja de onde comprou. Mas a minha bici, mesmo vecchia, me leva pra tudo quanto é lado! Feliz. Avacalhada, barulhenta, na contra-mão e feliz!

E ninguém tá nem aí mes-mo!
Principalmente este mês.
Em agosto, Firenze fecha para tirar férias.
Acho que a Itália toda fecha.
É um dos, pelo menos, cinco períodos de férias que o italiano tira no ano.
Dio mio! Dio mio! È tutti chiuso per ferie!!!!

Lavorattori, puff!
Nem aí...
.

Um comentário:

Aline Arruda disse...

Eu adoroooooo esse post! Eu tbm NÂO TO NEM Ai.... não sou turista, moro aquiiii...
Sai da frenteeee..... olha o grupoooo...... kkk...
Beijos