sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

OS 12 PROFETAS

No caminho de Tiradentes para Ouro Preto, paramos Congonhas do Campo, para visitar o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, onde estão os famosos (!) 12 profetas do Aleijadinho, esculpidos em pedra-sabão em tamanho quase natural (este aí do lado posou pra foto). Pelo que se sabe, eles foram as últimas obras feitas pelo Aleijadinho.

Estão lá os quatro principais profetas do Antigo Testamento - Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel, em destaque no centro da escadaria - e oito profetas menores: Baruc, Oséias, Jonas, Joel, Abdias, Habacuc, Amós e Naum. Você estava sem idéia de nome pro seu filho? Pronto, seus problemas acabaram.

Mas é realmente bonito demais. A igreja, os profetas, as capelinhas que ficam na ladeira em frente à igreja e mostram com esculturas de madeira os sete passos da Paixão de Cristo, a Ceia, o Horto, a Prisão, a Flagelaçção, a Coroação, a Cruz nas costas e a Crucificação. É tudo grandioso e acho que sentido mesmo por quem não tem fé nesse Deus católico. Mas, pra quem tem, certamente deve ser mais emocionante. E... não, ainda não tá nem perto de cansar de tanto santo e igreja.

O Santuário começou a ser construído como pagamento de uma promessa feita por um português devoto, lá nos anos 1700. E uma das coisas mais impressionantes desse lugar é exatamente a sala dos milagres e do "pagamento" de promessas (clique na foto para ler o detalhe e repare no reflexo). É indescritível. Pode-se passar dias e dias ali lendo a infinidade de cartas e observando com calma as fotos e as pinturas que os devotos deixaram lá, em agradecimento por alguma graça do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Fez com que eu me lembrasse de como é gostoso ter fé.

Foi esse o meu pedido na Basílica de Congonhas de Campo: Senhor, devolva-me a fé cega.


Nenhum comentário: