sexta-feira, 12 de outubro de 2007

QUARTA-FEIRA VERDE

Fui ao supermercado São Francisco, em Paranavaí, na quarta-feira à tarde. No fim da tarde. Fiquei chocada. Parecia que a cidade inteira estava lá. E a fila pra pagar era simplesmente impraticável. Desisti das compras, e depois descobri que a razão da loucura é que era dia da "quarta-feira verde": tudo quanto é horti-fruti por preços bem mais baixos. E ainda tem o "acerte o peso e leve".

É assim: fica um funcionário ao lado da balança, no meio do mercado, com um microfone, e se forma uma fila enorme de gente que vai tentar acertar o peso das coisas. Quando eu estava lá, ele pesava uma melancia. Mas não é só vai, diz o peso e se acerta leva. O funcionário entrevista a pessoa no microfone, é divertido demais. E o povo ama. Responde com a maior alegria, eu fiquei lá assistindo.

- Qual o nome da senhora?
- Maria.
- E, dona Maria, a senhora compra no São Francisco há quanto tempo?
- Ahhhh, faz muuuitos anos! Eu adoro o São Francisco.
- E a senhora sabe quantos anos o São Francisco está fazendo?
- 25 anos!! Eu acompanho desde o começo!
- Que bom, dona Maria, parabéns! E quanto a senhora acha que pesa a melancia...

PS: A dona Maria não levou.
Quem levou foi a Joana (acredita?).
Acho que pesava 7 kg e pouco... ou 11kg... esqueci.

A NOITADA EM PARANAVAÍ
À noite, fomos a um "evento" que o pessoal do teatro organiza por lá... É numa quadra que a prefeitura empresta. Eles montam uma pequena instalação com velas, música, e um espaço alternativo onde acontece uma pecinha de três cenas. É bonito. O lugar fica meio com cara de set de cinema. Nos divertimos muito. E uma atriz e diretora carioca chamada Camila, que parece que é quem organiza isso, e que foi morar na cidade porque se apaixonou por um paranavaiense, nos contou que lá assim: "como não tem muito o que fazer, a gente inventa". Imventam bem inventado, a gente diria. E, de fato, não muito o que se fazer em Paranavaí. Depois da 1h, tudo fechado. Nós também.

Um comentário:

Amauri Martineli disse...

Oi, dei uma geral no seu blog. Sou de Paranavaí e trabalho no Teatro Municipal. Um beijo.