sexta-feira, 5 de outubro de 2007

AUGUSTA E HELENA

Já estamos em Apucarana. Viemos hoje de Cornélio Procópio.
Cornélio fica guardado como um dos lugares mais especiais por onde passamos. As oficinais foram incríveis e a apresentação, mágica. Criou-se a energia da peça, que andava um pouco dispersa com esse público do interior do Paraná. Não sei, talvez a gente ainda não tivesse achado o tom. Achamos. Explicar não sabemos bem. Mas foi uma alegria.

Na oficina, tivemos duas pessoas daquelas que vale a pena conhecer na vida. Augusta, de 61 anos e Helena, uma japonesa de 72. Elas têm ESSA idade, e FAZEM TEATRO, no INTERIORZÃO DO PARANÁ. Não é legal demais? Eu acho.

Helena usa esse nome só pra facilitar porque seu nome verdadeiro é em japonês e eu nem ouso tentar reproduzir aqui. Ela é a diretora do grupo. A última peça que encenaram foi feita de esquetes escritas por elas mesmas, baseadas em dois fatos que aconteceram na cidade. Elas contam com o maior entusiasmo e é uma delícia ouvir. Pelo que parece, foram dois fatos que agitaram muito Cornélio Procópio (!!!!). O primeiro foi que "as andorinhas invadiram a cidade e fizeram uma sujeirada enorme na praça"... O segundo foi "um dia em que amanheceu um sutiã colocado num poste da avenida central!! Todo mundo viu e foi um escândalo!". Isso. Esses foram os fatos marcantes de Cornélio Procópio. Ouvir isso delas torna tudo realmente importante e interessante! E elas morrem de rir enquanto contam!

Augusta, além de ser a atriz principal do grupo, ao lado de Helena, foi eleita a Miss Terceira Idade na semana passada. A coisa mais fofa da face da terra. Na peça - ela fez questão de me contar e até me mostrou a foto - ela interpretou, entre outros personagens, a Bebel, de Paraíso Tropical - "porque tava na moda" - com figurino de puta e tudo - juro, eu vi a foto! Augusta de peruca de cabelo comprido e com um vestido preto decotado chiquérrimo!!

Enfim, elas são incríveis! Na oficina nos deram um baile de disposição e de vida. Um baile. E não foi baile da saudade, não... E, claro, elas prometeram se comunicar comigo por e-mail.
Claro que elas têm e-mail!!

Definitivamente, no interior, a vida dura mais. E Cornélio Procópio é um lugar de gente bem peculiar. Adoramos.

Nenhum comentário: