sexta-feira, 12 de outubro de 2007

PROCURA-SE MANICURE

Manicures do Brasil: quem estiver desempregada, venha para Umuarama, no interior do Paraná. Tem emprego certo para você aqui!

Chegamos à cidade e a primeira coisa que eu fiz foi sair em busca de uma manicure porque eu estava no limite de não roer as unhas todas. Achei um cabeleireiro de cara, do lado do hotel. Um não, três, um na sequência do outro, na mesma rua. Na rua de baixo, mais um e um pouco depois o quinto, enorme. O sexto era um pouquinho mais distante. No sétimo, finalmente, achei Socorro.
Pois.

Tive de ir a SETE salões para conseguir fazer as unhas. No 1°, a manicure só chegava às 17h, já tinha duas clientes esperando e era só com hora marcada. Ok. O 2° estava sem manicure esses dias. No 3°, havia um sofá cheio de mulheres e crianças esperando as duas manicures que faziam mão e pé de uma moça. E eles nem sabiam se conseguiriam atender toda aquela clientela. As mulheres nem aí, batendo papo na sala de espera (o sofá). No 4° salão, a manicure tinha faltado - "a filhinha dela tá doente, fia". No 5°, o grandão, só tinha horário pro sábado - era quinta. Obrigada. No 6° - e eu já não estava acreditando naquilo - as duas manicures também já estavam com a agenda lotada: "mas tem um salãozinho ali na esquina, tenta lá". Achei que eu estava participando da pegadinha do Faustão. Não era possível. Pois era.

Fui lá, descrente, na minha 7ª e última tentativa. Era uma portinha. Uma senhora lá no fundo fazia o pé de outra, e davam gargalhadas de alguma história. "Oi", eu disse, "será que a senhora poderia fazer a minha mão"? Ela me olhou por um momento, pensou, e disse: "ah, eu tô terminando esse pé aqui e depois preciso ir ali comprar comida pra minha cachorra. Mas depois eu faço, sim. Daqui a uns 20 minutinhos. Senta aí." Sentei. Ai, que alívio. Fiquei tão feliz. "Como é o nome da senhora?" - SOCORRO!! Juro.

A Socorro nasceu em uma cidadezinha de Maceió, veio pro Paraná com os pais. Depois se casou e foi morar em Paulínia, interior de São Paulo. Agora separou do marido e voltou pra cá. Tem dois filhos e uma neta. Mora aqui com o filho de 16, o Junior, na rua da mãe e da irmã. E tem um namorado... "ah, conheci aí, é um senhor bacana, a gente tá ficando. Mas eu sou séria, viu!".

Vi, Socorro. Obrigada.


Fotos de Umuarama

Nenhum comentário: